Sem categoria

Você sabe quanto custa o queijo que produz?

Ter controle do custo do que se produz é o objeto principal de toda indústria. Não existe uma única forma de calcular o custo. Muitas vezes empresas de um mesmo setor tem custos também diferentes. Por isso quando se fala em formação de custo tem que se levar em conta as especificidades de cada negócio.

O valor de venda tem que repor a matéria prima utilizada na fabricação, pagar a mão de obra, as despesas do dia a dia, os tributos entre outros gastos e por fim gerar lucro.

Na formação de custo contam fatores como variações de performance de equipamentos, maquinários, origem e qualidade de matéria-prima, processos internos de produção, fornecedores, qualificação de mão de obra entre outros.

Mas em linhas gerais vamos com o exemplo da produção de queijo muçarela peça de 4Kg. São dados os seguintes componentes que influenciam muito o custo:

Custo de matéria-prima: quase 70 a 80 % do custo está aqui. É preciso uma atenção especial para não haver perdas no processo tais como uma boa conservação da matéria prima e produto final no processo de produção 

Custo de mão de obra: todo o processo de produção segue normas e procedimentos. Fazer a sua equipe atender a eles sem desperdício de tempo e matéria-prima é fundamental para monitoramento do custo.

Custo de energia elétrica: as instalações elétricas tem que estar bem dimensionadas e com uma boa manutenção. Evita-se assim paradas de máquinas, sobrecargas elétricas e acidente com equipamento e principalmente com pessoas.

Depreciação: Com o tempo os equipamentos e máquinas se desgastam. Repor isso tem que fazer parte da formação do custo de seu produto. Do contrário terá que buscar recursos fora da empresa (empréstimos) ou usar reserva financeira que estavam destinadas para outra coisa.

Outros Custos: os custos que não dizem respeitos as classificações acima podem ser alocados aqui. Pode ser tanto os custos com limpeza da área de produção, como perdas na produção, contratação de serviços externos, produção de terceirizadas enfim 

Tributação: sim todas as empresas têm que pagar impostos, portanto têm que fazer parte do custo. Estar em dia com as obrigações tributárias que refletem em muitas situações de tanto de credibilidade como de funcionalidade da empresa. imposto não pago hoje que não foi feito uma reserva para isso terá que ser pago futuramente com multas e juros tirando parte do lucro de vendas futuras não faz sentido

Preço final com detalhamento de cada grupo de custo para a produção final de 30000 Kg de muçarela.

Tem que constar no valor final da sua muçarela produzida todos os itens e serviços que geram custos e despesas para manter a empresa funcionando. Tudo será pago com a venda do produto. Então o preço final tem que, além de pagar todas as despesas para manter a empresa funcionando, gerar uma sobra de recurso. Assim é possível investir na compra de novos equipamentos ou substituição do maquinário existente, treinamento de mão de obra, ampliação de frota, marketing e investimentos futuros.

Marque uma consulta nossa gratuita para ver a viabilidade de desenvolver um modulo de Formação de Custo de sua produção e até mesmo uma implantação completa de um ERP Customizado.

Similar Posts