Sem categoria

DRE: como descobrir se sua empresa dá lucro ou não!

Acompanhar a evolução de suas receitas e despesas a tempo e a hora é fundamental para não ter surpresa no fim do mês e nem no fim do ano.

Sem lucro uma empresa não se sustenta e nada melhor do que ter essas informações em um relatório que detalha por onde entra e por onde sai o dinheiro de sua empresa.

Com o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) você tem um painel das despesas, custos, receitas e lucratividade mensais e anuais da sua empresa.

Não há um modelo único de DRE. Sempre dependerá das características operacionais de cada empreendimento, mas basicamente são as seguintes informações geradas pelo DRE:

Receita Bruta de Vendas: o resultado da soma de toda receita gerada de vendas e ou prestações de serviços.

Deduções das Vendas: comissões, valores referentes aos impostos sobre a venda/serviços (como ICMS e PIS/Cofins, IPI, ISS…), notas de devolução, descontos etc.

Receita Líquida das Vendas: resultado da subtração das deduções em relação a receita bruta.

Custo de Produto/Serviço Vendido: gastos com a compra ou fabricação do produto ou serviço.

Lucro Bruto: resultado da subtração do custo de produto/serviço em relação à receita líquida de vendas.

PS.: se o Valor aqui for positivo é sinal de que a operação cobre os gastos de produção/venda do produto e/ou execução do serviço. Ou seja, o que se produz/vende/executa gera recursos suficientes para ser reposto.

Despesas com Vendas/Operacionais: custos com representantes, gastos não com a produção, mas com a comercialização do produto/serviço e logística. são despesas que não estão atreladas a produção de um item ou serviço, mas que são necessários para que se possa realizar a sua venda.

Despesas Administrativas: são todas as despesas necessárias para o funcionamento da empresa e sua gestão tais como aluguel, energia elétrica, IPTU, folha de pagamentos e seus encargos.

Despesas Financeiras: são os valores pagos por juros, descontos concedidos, resumindo o custo do dinheiro investido na empresa.

Resultado Operacional Líquido/Margem de Contribuição: é o valor do lucro bruto menos as despesas variáveis da empresa. A Margem de Contribuição é o que sobra do lucro bruto que contribui para cobrir os gastos fixos e variáveis da empresa.

PS.:  é com essa informação que o gestor consegue planejar as vendas e as despesas e precificar os produtos/serviços. Se aqui seu negócio apresenta prejuízo ou uma sobra muito pequena não será possível arcar com as despesas seguintes que seria tributação e retiradas dos sócios e participações no lucro.

Outras Receitas e Despesas: todos os valores que circularam pela empresa que não estão vinculados a sua atividade fim. Venda de bens e ativos, participação societária, perda, destruição ou roubo de bens, crédito tributário são alguns exemplos

Impostos e Juros: aqui serão descontados os valores relacionados a juros sobre empréstimos e outros impostos ou taxas e tarifas como manutenção das contas bancárias e IOF.

Pró-labore e participações: conta de despesa em que se registram os valores retirados pelos sócios de uma empresa e/ou participação de lucros de empregados e gestores.

Resultado Parcial (desconsiderando Imposto de Renda e Contribuição Social): nesse momento teremos o valor da receita bruta menos todas as variáveis da empresa e os impostos.

Tributos: o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Física) é relativo à renda bruta das empresas, enquanto o CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) é relativo à renda líquida antes da provisão do imposto de renda.

Resultado Líquido do Exercício: após o recolhimento dos tributos acima, chegamos ao resultado financeiro da sua empresa. É o quanto sobra ou falta de recursos para sua empresa ao final de um período. Também visualizará onde pode ser feito os cortes de despesas para aumentar a lucratividade ou diminuir os prejuízos. Com essa informação é possível também programar investimentos, a qualificação profissional da equipe, a expansão de vendas, a compra de equipamentos enfim… pensar e projetar o crescimento da empresa.

Se sua empresa ainda não tem um módulo de análise Financeira completo e nem mesmo um relatório de DRE entre em contato conosco. Nossos Sistemas são customizados para a realidade de cada empresa. Nossa consultoria é gratuita: não vai custar nada conhecer um pouco mais de sua empresa para ajudar no seu gerenciamento e crescimento!

Similar Posts